Alfinetes, Fios e Contrapinos para Montagem de Semi joias

Tempo de leitura: 5 minutos

Alguns acessórios para montagem de semi joias como os Alfinetes, Fios e Contrapinos são básicos e isso quer dizer que você vai usar bastante em muitas de suas semi joias!

Alfinetes, Fios e Contrapinos

Eles são itens que certamente não podem faltar em sua caixa de materiais básicos para criação e montagem de jóias folheadas. E por que falar destes três elementos ao mesmo tempo?

Na montagem, os Alfinetes, Fios e Contrapinos têm a mesma função: unir contas entre elas ou a outros elementos utilizando-se a mesma técnica: o loop.

Mas antes de falarmos da técnica e o que ela significa, vamos conhecer estes três importantes acessórios para depois então, mostrar a técnica empregada em cada um deles na prática.

Alfinete de cabeça chata

Alfinetes Folheados para fazer Semi joias

Este é um elemento básico, fácil de ser encontrado nas lojas de acessórios. Geralmente possui a mesma espessura, mas os tamanhos são diferentes em razão da variedade de tamanhos de contas.

O mais comum é encontrar o alfinete com a cabeça chata, mas você também pode encontrar no mercado outros formatos como lança, coração, tulipa…

Alfinetes Tulipa Folheados para fazer Semi joias

Confira como trabalhar com os Alfinetes de cabeça chata na Aula 1 do nosso Curso Online de Semi joias.

Alfinete para pérolas

Alfinetes para Pérolas Folheados para fazer Semi joias

Este alfinete é maleável e como seu nome já diz tudo, ele é feito para contas de pérolas. As pérolas possuem uma perfuração muito pequena impossibilitando o uso do alfinete de cabeça chata e contrapino porque ambos tem uma espessura maior.

Pensando nisso, o alfinete para pérolas veio para solucionar este problema. Ele tem a espessura adequada para todas as pérolas. A diferença entre este alfinete e o primeiro, é que na hora do fechamento, deve-se usar a técnica do wrapped loop – mais abaixo tem a explicação da técnica!

Se você ainda não assistiu, tem uma aula no nosso Curso Online de Semi joias sobre Como usar os Alfinetes para Pérolas (Aula 2 e 3).

Conheça todos os Alfinetes Folheados na loja online >>

Contrapino

Contrapinos Folheados para fazer Semi joias

O contrapino é um elemento que pede um arremate, porque ele já possui um primeiro loop, ou seja, uma volta na ponta que serve para pendurar um pingentinho por exemplo.

Sua espessura é igual ao alfinete de cabeça chata e assim como este último, possui variações de tamanho para as variações de contas existentes. Seu fechamento também segue a mesma técnica utilizada para o alfinete de cabeça chata.

Contrapino com argola soldada

O que difere o contrapino com argola soldada do primeiro é somente a cabeça que ao invés da clássica voltinha (loop) aberta, possui uma argola soldada e fechada. De resto, possui as mesmas características quanto à espessura, tamanhos e técnica de fechamento.

Conheça todos os Contrapinos Folheados na loja online >>

Fios

Fios Folheados para fazer Semi joias

Podemos entender o fio de metal como se fosse um alfinete ou contrapino sem a cabeça. Ele tem as mesmas características de ambos quanto a variações de espessuras, mas é necessário cortar os pedaços nos tamanhos desejados e dar forma às extremidades com uma volta ou mais.

Conheça todos os Fios Folheados na loja online >>

Para todos estes acessórios (Alfinetes, Fios e Contrapinos) a técnica utilizada é a mesma e é conhecida como Loop. O loop é uma palavra em inglês que traduzida quer dizer “laço”.

O “laço” é a voltinha nas extremidades do alfinete, fio ou contrapino e é uma técnica empregada no fechamento após o acessório ter sido passado pela conta. Como resultado, esta técnica une peças entre si. Existem dois tipos de loop mais conhecidos na montagem:

Alfinetes, Fios e Contrapinos para Semi joias

Técnica Simple Loop (laço simples)

Esta técnica como seu nome já diz, se resume em fazer o fechamento com uma volta simples. Veja um exemplo:

Alfinetes, Fios e Contrapinos para Fazer Semi joias

Cada elemento pode ser preso a outro através da técnica do loop:

Alfinetes, Fios e Contrapinos para Semijoias

Para fazer o loop corretamente, ele tem que estar igual ao primeiro pingente da foto abaixo (lembrando que, se nas primeiras vezes você não conseguir acertar, não desista! É só praticar bastante que você consegue!):

Alfinetes, Fios e Contrapinos para Fazer Semi joias e Bijus

Técnica Wrapped loop (laço de fio enrolado ou o popular torcidinho):

Alfinetes, Fios e Contrapinos para Fazer Semijoias e Bijuterias

Esta é uma técnica que exige um pouco mais de prática do que a primeira. Além disso, dependendo da sua habilidade com os alfinetes, fios e contrapinos, poderá levar mais tempo para chegar ao resultado esperado.

Mas novamente, não desista! Com boa vontade e persistência é possível aprender sim! Afinal, tem coisa melhor do que a satisfação de ver aquela semi joia linda e dizer que foi você quem fez? É motivo de orgulho!

Voltando à técnica do nosso wrapped loop ou torcidinho, um erro comum que talvez aconteça com você é esquecer de passar o outro elemento pelo loop antes de fechá-lo…

Hummmm, isto é realmente irritante, mas pode acontecer sim! Neste caso, a única solução (se a outra peça não for uma argola ou semelhante) é cortar e refazer. Então por isso, sempre, mas SEMPRE antes de fechar, verifique o seu projeto, ou seja, o que vai passar pela voltinha. Um exemplo da técnica com mais de uma conta:

Alfinetes, Fios e Contrapinos para Bijuterias Finas

Provavelmente, você irá preferir ver esta técnica em vídeo, já que ela envolve mais atenção e habilidade. Sendo assim, é recomendável assistir no nosso Curso Online de Semi joias a aula sobre como usar a técnica do Torcidinho com Fios para fazer semi joias!

Dica geral para todos os loops:

Use um marcador para pintar a ponta do seu alicate de bico redondo calculando uns 3mm a partir da ponta porque isto certamente vai te ajudar a fazer loops mais uniformes em qualquer montagem:

Alfinetes, Fios e Contrapinos para Criação de Semijoia

Gostou das dicas? Se tiver algo a acrescentar sobre estas técnicas ou conhece outra forma de trabalhar com os Alfinetes, Fios e Contrapinos, comente aqui embaixo!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *