3 indispensáveis: Alicates para Fazer Semi Joias e Bijuterias

Tempo de leitura: 4 minutos

Quem está pensando em começar a fazer acessórios para si ou para revender, normalmente sabe que precisa investir primeiro em ferramentas básicas: alicates para fazer semi joias e bijuterias. Mas qual deles escolher? Vamos tirar esta dúvida agora!

Alicates para fazer Semi joias e Bijuterias

Em primeiro lugar, você precisa saber que os alicates para fazer Semi joias e Bijuterias são mais delicados do que aqueles encontrados em lojas de ferragens e elétrica.

Geralmente eles têm o corpo emborrachado para uma pegada mais precisa e possuem molas internas de suave compressão que facilitam o movimento das mãos e punhos em trabalhos mais delicados.

Existem diferentes tamanhos de alicates, por isso o melhor é você usar um que seja apropriado para o tamanho de suas mãos.

Por exemplo, mini alicates são uma gracinha, no mercado você encontra kits importados com cabos coloridos, estampados, super fofos, mas… na prática, é preciso avaliar se esses alicates para fazer semi joias e bijuterias são uma boa escolha e se serão confortáveis durante seu uso ao longo do tempo.

Um conselho: compre e use alicates para fazer semi joias e bijuterias tradicionais, pois são ergonômicos e foram feitos especificamente para este tipo de trabalho.

Então quais alicates devo ter?

Você já sabe que os Alicates para fazer semi joias e bijuterias ou outro trabalho com acessórios delicados são imprescindíveis!

Como existem vários tipos, cada um com uma função específica, selecionamos os três alicates básicos indispensáveis que você deve ter em sua caixa de materiais porque além de permitir a execução de todas as técnicas que ensinamos na montagem, você poderá comprá-los separadamente ou em conjunto. Vamos a eles!

1. Alicate de bico redondo

Este alicate é usado para fazer argolas e acabamentos como o loop (laço) – se você não conhece a técnica do loop, leia o artigo sobre Alfinetes, Fios e Contrapinos para Montagem de Semi Joias para saber mais sobre ela.

O bico deste alicate é largo na base vai afinando na ponta. Ele também é usado para abrir e fechar argolas e elos. Alguns tem uma lâmina de corte logo abaixo do bico, mas não é tão precisa quanto o alicate de corte.

Alicates para fazer semi joias e bijuterias: bico redondo

Comprar o Alicate bico redondo na loja online >>

2. Alicate de bico chato

Também conhecido como alicate de bico reto ou meia cana, ele é usado principalmente como auxiliar, pois tem a ponta achatada que ajuda a segurar pecinhas que exigem maior precisão. Em conjunto com o alicate de bico redondo, é excelente para trabalhar com argolas. Enquanto ele segura a argola o outro abre/fecha.

Alguns terminais como os tips devem ser fechados com este alicate. Provavelmente você irá encontrar no mercado dois tipos de alicates bico chato: o de bico chato liso e o de bico chato chanfrado (ou dentado). Ambos podem ser usados na montagem de semi joias e bijuterias.

Alicates para fazer semi joias e bijuterias: bico chato

Comprar o Alicate bico chato na loja online >>

3. Alicate de corte

Todo trabalho com alfinetes e fios, exige um corte, que será feito com o alicate de corte. Este alicate possui um bico tipo lâmina que faz os cortes mais precisos possíveis.

Tem alicates de bico redondo e chato que vem com um cortador na base do bico, mas como já foi dito, não é tão preciso como o alicate de corte que desempenha muito bem esta função.

Você pode encontrar à venda alguns modelos de alicate de corte, o que vai diferenciar é a cabeça, quanto mais fina a área da lâmina, mais preciso será o corte, como é o caso do alicate de corte de precisão.

Esse é um alicate de corte comum:

Alicates para fazer semi joias e bijuterias: corte

Comprar o Alicate de corte na loja online >>

E esse é o alicate de corte de precisão. Note a diferença na cabeça dele em relação ao comum – é bem menor e mais fina a lâmina:

Alicates para fazer semi joias: corte de precisão

Agora sim, você já sabe quais são os Alicates para fazer semi joias e bijuterias que precisará ter. Eles costumam ser vendidos separadamente ou em jogos de 3 alicates.

Pesquise antes de comprar seus alicates e desconfie se o preço for muito baratinho porque tem alicates que estragam logo com um curto período de utilização.

Por isso nosso conselho é: pesquise e invista em boas ferramentas para garantir um bom acabamento do seu trabalho.

Dica da designer de Jóias

Às vezes, durante o trabalho com os acessórios folheados, precisamos usar um pouco mais de força enquanto pressionamos o alicate na peça, o que pode resultar em uma pequena marca em sua superfície folheada.

Para evitar isso, a prática será sua melhor amiga, mas há também um truquezinho que pode reduzir o risco de estragar a peça com a marquinha do alicate, independente se ele é de marca boa ou não.

É bem simples, encape a cabeça do alicate de bico redondo e o de bico chato (especialmente se for o chanfrado) com uma tirinha fina de esparadrapo micropore, vendido em qualquer farmácia.

Assim, certamente você garantirá que todas as peças, principalmente os metais, não arranhem com o uso dos alicates! 😉

 

2 Comentários


    1. Olá Mariana!
      Temos alguns alicates que servem para tirar as pedras da base. Você pode usar a ponta do alicate de corte para levantar as garrinhas, se houver.

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *